ARGAMASSAS
CONCEITO
A empresa dedica-se à elaboração e comercialização de produtos para bioconstrução e reabilitações tradicionais, produzidos com as mesmas técnicas e saberes dos antepassados. Salientamos que vimos ao encontro de um mercado muito exigente e responsável no qual pretendemos satisfazer os nossos clientes com o nosso saber e experiência, ao longo do tempo. Os nossos produtos são produzidos artesanalmente, e cada obra é um caso, pois tentamos rentabilizar com os materiais existentes na região, de modo a que possamos ter um produto final compatível com a região, preço e qualidade. A aplicação dos nossos produtos carece, quando necessário de formação de técnica, a qual nós disponibilizamos.
ARGAMASSAS DE TERRA E CAL
Argamassa é a mistura homogénea de pequenos agregados inorgânicos e água, contendo ou não aditivos, com propriedades de aderência e endurecimento, podendo ser doseada em obra ou adquirida já doseada.
- As vantagens e desvantagens da Cal - A cal é um material f antástico! Bactericida, anticéptica e também fungicida. Desde tempos remotos o seu uso tem demonstrado uma grande capacidade para garantir ambientes saudáveis, tanto na habitação como nas instalações agropecuárias, mantendo longe insectos e fungos.
- A longevidade de um reboco de cal é notável! Um reboco bem doseado e aplicado pode manter-se por séculos. A expressão bem conhecida "Está de Pedra e Cal" cujo significado remete para algo bem sólido e difícil de derrubar, não aparece por acaso. De facto há uma analogia com os muros de pedra argamassados com cal. Em muitos casos quando a pedr a é calcária a carbonatação promove ao longo dos anos uma homogeneidade mecânica e química que fazem da pedra e da cal uma só matéria, comportando-se como uma rocha única.
- Para além das vantagens "domésticas" inerentes a todo o tipo de cais naturais, a cal aérea apresenta uma compatibilidade química total com os outros materiais de bioconstrução. Se adicionarmos a uma argamassa de cal aérea gesso ou terra, as suas características não serão alteradas; simplesmente altera-se o tempo de presa, reduzindo-o em função das quantidades adicionadas.
São argamassas de enchimento e revestimento, para construção e reabilitação de casas em pedra, adobe e taipa apiloada. A terra também é uma boa opção, sendo ou não estabilizada, desde que se aceite o seu aspecto rústico e tom natural. No entanto requer alguns cuidados, sobretudo quando usada em rebocos exteriores ou superfícies húmidas, pois é um material com um toque especial em projectos de arquitectura contemporânea.
Há lugar a valorização / eliminação do resíduo, na medida em que este material pode ser reciclado ou valorizado como um agregado secundário, através da incorporação de novo processamento. A sua eliminação é feita em aterro para resíduos não perigosos, nem poluentes.