SERVIÇOS


   Construção de casas em pedra e terra estabilizada (Taipa)
   Restauro de casas antigas
   Remodelações e pequenos trabalhos de construção civil
   Reforço de fundações e ancoragem em casas antigas
   Fabrico e restauro de ferragens em forja
   Fabrico e comercialização de pasta de cal aérea e aditivos pozolânicos
   Rebocos de terra estabilizada projectada
   Reabilitação de Tabique
   Parcerias
   Executamos trabalhos em todo o país.

CONTACTOS


Aldeias de Pedra - Construções, Lda
Rua Principal, 79, Lagoa Fundeira
6110- 018 Fundada
Alvará n.º 65660


Telefone:: 964 133 264
Phone / Teléfono: 965 630 220

E-mail: geral@aldeiasdepedra.pt


PORTFÓLIO


Aqui poderá ver alguns dos trabalhos, realizados pela nossa Empresa na área da Construção civil.
A EMPRESA


A empresa Aldeias de Pedra, tem a preocupação de enquadrar os edifícios, a nível arquitectónico, no local onde se inserem, indo ao encontro do gosto do cliente, e procurando elaborar um trabalho com resultado inovador e diferente, juntando conforto, bem-estar, segurança e beleza, bem como, executando um trabalho com qualidade, responsabilidade, e excelente isolamento, permitindo a poupança de energia.

Desde a antiguidade (como refere Vitrúvio, séc. I.a.C., livro II, Cap.V), a cal é considerada como um excelente ligante das argamassas, como pode ser constatado pela resistência das construções romanas. Ao longo dos séculos, as necessidades específicas de cada povo acabaram por determinar melhoramentos nas argamassas. Assim os árabes transmitiram-nos um conhecimento que se pensa ter tido origem na China ou na Índia, e que nos revela o uso de um betume cuja amassadura utiliza óleo em vez de água e que é composto por um tipo de cal onde também se aplica uma pequena quantidade de óleo na sua fase de hidratação. Este betume tem o nome de galagala. Nas alvenarias utilizavam um derivado deste betume que implicava a mistura desta cal com areia e água.

A cal é um produto “ecológico” porque a temperatura necessária ao seu fabrico (a cal resulta da calcinação de pedras calcárias) é de apenas 600o C / 800o C, ao contrário do cimento que necessita de 1450 o C, o que implica um menor gasto de energia fóssil. Este facto torna-se importante uma vez que hoje em dia existe, cada vez mais, a preocupação de proteger o ambiente e salvaguardar os recursos naturais do planeta.

Face ao facto de se verificar que nem sempre é fácil encontrar casas com construção em pedra, no local desejado, porque grande parte das construções estão situadas na berma da estrada, e devido à falta de privacidade e poluição sonora, torna-se incomodativo.

A empresa Aldeias de Pedra constrói casas em pedra, não só com as mesmas características dos tempos passados, com a utilização de técnicas antigas, mas também confere às construções estabilidade, que por vezes não são garantidas nas reconstruções de ruínas.

A empresa Aldeias de Pedra, contribui com ideias, mas vai ao encontro do gosto do cliente, criando uma construção única, diferente, com o toque pessoal do cliente, qualidade e inovação de Aldeias de Pedra.
Desde algum tempo a esta parte, tem havido pesquisa e um crescente interesse em materiais compatíveis na área de conservação, reabilitação e restauro de edificações de vária ordem.

O aspecto mais importante da conservação e da reabilitação, é manter o aspecto original, sempre que possível utilizando materiais originais, a durabilidade das construções só pode ser garantida se houver preocupação de conservação e reabilitação.  

A preservação é importante, mas deve ser executada com materiais compatíveis, com a construção existente, tais como: barro, pedra, cal, madeira e ferro, cujos trabalhos, são executados com técnicas tradicionais.
A conservação dos edifícios, sejam habitações ou património cultural, é de elevada importância, porque através da manutenção, é possível aumentar a durabilidade e prevenir a degradação do edifício ou monumento.

Na reabilitação de edifícios, os trabalhos são efectuados de modo a obter ou restituir condições de qualidade, sem alterar a construção em si, mantendo o seu valor histórico.

No restauro os trabalhos visam a recuperação original de uma construção, preservando todos os elementos susceptíveis de recuperação. No restauro de um monumento e na reabilitação de um edifício com valor patrimonial ou outro, todas as intervenções devem ser compatíveis, com a construção existente, utilizando materiais e técnicas que se adaptem.

A empresa Aldeias de Pedra, dispõe de uma equipa com meios humanos e técnicos especializados para a construção, reabilitação e restauro de todo o tipo de edificações.

Todas as técnicas utilizadas permitem a recuperação de todos os elementos existentes no edifício a reabilitar ou reconstruir, se tal for possível, nomeadamente a nível de: carpintarias, pinturas, ferragens, revestimentos, etc.

A empresa Aldeias de Pedra, dedica-se à execução de construções novas em pedra, taipa, adobe, reconstrução de quintas, montes, edificações e monumentos, utilizando um método tradicional e milenar na aplicação de materiais.

As argamassas utilizadas nas nossas construções e reconstruções, são biológicas e elaboradas pelo método tradicional à base de cal viva, hidratada com óleos vegetais, tornando possível um trabalho final com resistência e durabilidade incomparáveis e as ferragens, são executadas em forja pelo método antigo.

.